Divulgação
Engana-se quem pensa que uma escola de samba vive somente de fantasias, alegorias e adereços. A maquiagem também é um quesito importante para garantir a harmonia, evolução de passistas e de todos os destaques na avenida.
Pensando nisso, conversamos com Célia Santos, maquiadora que há oito anos atua no Carnaval de São Paulo e que caracterizou neste ano a comissão de frente da escola Camisa Verde e Branco; Almir Alberto, o primeiro destaque da Vai-Vai e também os guardiões desta escola (60 homens).
Se você deseja seguir carreira na área ou entender como funciona a profissão, acompanhe a entrevista.
Ikesaki: Você poderia começar nos contando como funciona o trabalho do maquiador de escola de samba?
Célia Santos: Todo trabalho é feito em equipe e de comum acordo com o carnavalesco. Então, depois de escolhido o samba enredo, ele desenvolve as fantasias, comissão de frente, enfim... Mais para frente começam os testes de maquiagem dentro de cada quesito. Aí vemos o que o carnavalesco quer e executamos.
Ikesaki: Com quanto tempo de antecedência são criadas as maquiagens dos componentes de uma escola de samba?
CS: Depende muito de gremiação para gremiação, mas em média de 20 a 30 dias antes do Carnaval. Tem escola que decide um mês antes do desfile, outras te chamam três dias antes. Por incrível que pareça!
Ikesaki: Uma escola de samba é composta de várias pessoas. Para maquiar todo mundo é preciso uma equipe de maquiadores? Quantos são necessários?
CS: Isso também depende do trabalho que você vai executar. Se você for maquiar uma ala, por exemplo, com 100 pessoas, precisará ter uma equipe de no mínimo sete profissionais.
Ikesaki: No dia do desfile, você trabalha na quadra da escola ou já chegou a fazer trabalhos de maquiagem na avenida?
CS: Os trabalhos são executados onde a escola determina. Mas a melhor hora de retocar a maquiagem é na avenida, sem dúvida.
Ikesaki: Tem algum truque que você faz para a maquiagem durar bastante tempo na avenida? Que dica você dá para as pessoas que vão pular Carnaval?
CS: O truque principal é usar sempre produtos de boa qualidade e a prova d´água. Depois, ao terminar a maquiagem, passe sempre pó translúcido por cima. Ele é transparente e fica impecável. Além disso, ajuda a fixar o make.
Ikesaki: O que você diria para os maquiadores que estão começando e sonham em seguir carreira no Carnaval?
CS: Dedique-se muito e sempre. Além disso, é preciso ter muita disposição porque a jornada é cansativa. Recicle-se, atualize-se e conheça sempre produtos novos. Além disso, é importantíssimo estagiar. Se ofereçam para ser assistente de maquiadores e trabalhem de graça se for o caso. Eu mesma trabalhei de graça para chegar onde estou. Última dica: fotografem tudo o que fizerem. Carnavalesco gosta de ver registro das coisas.